CEAC

O Centro de Engenharia em Assistência Circulatória (CEAC) foi criado em 2009, com objetivo de concentrar em um único centro todos os projetos de pesquisa da Divisão de Bioengenharia contribuintes ao desenvolvimento humano, socioeconômico e tecnológico nacional em prol à Saúde Pública.

Os projetos científicos e tecnológicos desenvolvidos têm como missão promover a inovação tecnológica e disponibilização de aparelhos que prestem suporte à vida de pacientes portadores de doenças cardiovasculares, além de instrumentais para cirurgia.

Acolhe alunos de graduação em áreas afins no programa de Iniciação Científica, Pós-Graduação com orientações de dissertações de Mestrado e teses de Doutorado e investe no desenvolvimento dos profissionais colaboradores.

O departamento conta com o apoio de agências de fomento como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e o Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e órgãos públicos como o Ministério da Saúde, Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo e do Hospital do Coração.

Possui mão de obra especializada e ampla infraestrutura, constituída por um Centro de Usinagem, Centro Cirúrgico Experimental e um biotério de médio porte para o desenvolvimento e validação de equipamentos médicos assistenciais de alta complexidade.

A elaboração de novos projetos em conjunto com outras Instituições de Pesquisa e Ensino no Brasil e no mundo é a diretriz estratégica para as próximas décadas com o quesito de oferecer educação universal de qualidade, pesquisa científica e inovação; além de fornecer assistência à Saúde Pública com tecnologia 100% nacional.

Possibilita novas publicações em periódicos, apresentação de trabalhos e palestras, da conquista de prêmio, realização de palestras e revisões de periódicos.

Para a realização de seus projetos e pesquisas, A FAJ gera protótipo de peças em plástico em três dimensões (3D) e que consequentemente permite produzir a peça final, analisar as dimensões e as condições das artérias coronárias (a partir de uma imagem de pacientes em 3D).

A impressão de peças anatômicas do sistema cardiovascular em 3D permite uma melhor avaliação das doenças pela equipe médica do Instituto Dante Pazzanese e possibilita ofertar a outras empresas a prestação de serviços de impressão, em 3D, de protótipos de novos produtos.