O QUE FAZEMOS

A Fundação Adib Jatene foi criada como uma Fundação de Apoio para auxiliar nas ações organizacionais, administrativas e financeiras do IDPC. Busca oferecer melhor qualidade no atendimento hospitalar, promover e incentivar pesquisas e projetos na área da saúde.

Compete à FAJ:

• Conceder, nos limites de sua disponibilidade orçamentária, bolsas de estudo em nível de graduação e pós-graduação para estágios, auxílio de assistência a professores e alunos, pesquisadores, cujas atividades sejam comprovadamente relacionadas com as atividades de ensino, pesquisa e extensão, que possam resultar em benefício da comunidade;
  • Promover e realizar cursos, seminários, simpósios e estudos, em especial aqueles relacionados com seus objetivos estatutários;
  • Promover o desenvolvimento de novos produtos, equipamentos, sistemas e processos de interesse médico-hospitalar;
  • Promover a divulgação de conhecimento tecnológico e editar publicações técnicas e científicas;
  • Captar recursos financeiros junto à iniciativa privada, agências financiadoras oficiais e entidades congêneres no Brasil e no exterior;
  • Apoiar as ações de pesquisa, de ensino e desenvolvimento institucional nas suas áreas de atuação;
  • Aplicar recursos na formação de um patrimônio rentável;
  • Apoiar o desenvolvimento de projetos pesquisa científica e de inovação tecnológica;
  • Apoiar ações sociais dirigidas por voluntariado;
  • Estimular a produção e difusão de bens culturais e artísticos relacionados à área da saúde;
  • Promover a capacitação de recursos humanos;
  • Emitir pareceres técnicos e promover a divulgação dos resultados de pesquisas;
  • Organizar, para a realização de seus objetivos, os serviços de apoio definidos em atos próprios, editados pelos órgãos de sua administração, na esfera de competência de cada qual;
  • Apoiar programas acadêmicos, visando à capacitação da mão de obras e do treinamento, inclusive ministrando cursos técnicos profissionais;
  • Apoiar e incentivar cursos, a edição de obras intelectuais e estimular a produção e difusão de bens culturais de valor universal, formadores e informadores de conhecimento cultura e memória;
  • Promover intercâmbio com entidades congêneres nacionais ou estrangeiras, mantendo interação com esses organismos ou serviços;
  • Instituir prêmios de estímulo e reconhecimento a profissionais que tenham contribuído para o desenvolvimento científico, técnico e cultural da comunidade.
  • Desenvolver quaisquer outras atividades que, a juízo do Conselho Curador, sejam de interesse na realização dos objetivos estatutários da FAJ.

Para a consecução de seus objetivos a FAJ poderá:

• Celebrar convênios, termo de cooperação, termo de fomento, termos de parcerias, contratos, acordos e outros ajustes, com entidades públicas e privadas, nacionais ou estrangeiras;
  • Criar centros de pesquisas e agências que tenham por fim a satisfação do bem estar social;
  • Criar e gerir agência de inovação tecnológica que tenha por fim o desenvolvimento de atividades relacionadas com seus objetivos estatutários;
  • No desenvolvimento de suas atividades estatutárias, observar os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência;
  • Adotar práticas de gestão administrativa, necessárias e suficientes a coibir a obtenção, de forma individual ou coletiva, de benefícios ou vantagens pessoais, em decorrência da participação no respectivo processo decisório.