DOUTORADO

Visa a capacitar médicos, com especialização na área Cardiovascular; bioengenheiros, físicos, matemáticos, tecnólogos, biólogos, bioquímicos e farmacêuticos com comprovada iniciação científica na referida área, para geração de conhecimentos, tecnologia e habilitação docente altamente qualificada, com a finalidade de responder à demanda por profissionais de elevado conhecimento nestes campos do saber.

Tal demanda já se manifesta tanto nos cursos de especialização (Residência Médica) e de Mestrado, como nas próprias políticas das Instituições Governamentais relacionadas à Saúde Pública, como o IDPC. Porém, a qualificação que o Doutorado oferece distingue-se daqueles pela profundidade e pelo refinamento do cabedal de informações, tanto teóricas quanto práticas, tomando forma de uma habilitação para a busca de respostas inovadoras e criativas, aplicadas ao entendimento, à promoção e a recuperação da saúde cardiovascular.

O Curso forma assim cientistas, com muita alta habilitação para investigações dos mecanismos etiopatogênicos e fisiopatológicos das doenças do Aparelho Circulatório e profundo domínio de conceitos tecnológicos, para que, a partir desta compreensão, gerem conhecimentos, que favoreçam o desenvolvimento de métodos diagnósticos, equipamentos e instrumentos cardiovasculares, para tratamentos intervencionistas eficazes, seguros e custos-efetivos.

O Curso de Doutorado USP-IDPC é constituído de uma série de atividades programadas, avançadas e individualizadas, acompanhadas todas elas por um Docente-Orientador. Tal sistema de formação e produção intelectual objetiva também a integração dos saberes, em suas distintas vertentes.

O maior conhecimento e aplicação da Intervenção e Tecnologia em Medicina Cardiovascular têm o objetivo de contribuir, em última análise, com a promoção da saúde e do bem-estar social de nossa população, naturalmente beneficiária dessas conquistas.