História

Em 2 de julho de 1984, Eduardo Sousa, então Diretor-Geral do Dante Pazzanese criou a Fundação Adib Jatene (FAJ), atuando como parceira do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC).

Apesar da parceria que se desenvolve ao longo da história de sua Instituição, a FAJ e o IDPC (hospital público estadual) são pessoas jurídicas distintas, autônomas e independentes entre si.

A despeito de manterem essa aliança para a realização de atividades comuns, as quais se traduzem na prestação gratuita de serviços de saúde de alta qualificação na especialidade de Cardiologia, cada uma dessas entidades tem sua natureza jurídica própria e é dirigida de acordo com as regras constantes de seus respectivos atos constitutivos.

Identificando-a como entidade jurídica de natureza privada, sem fins lucrativos ou de fins não econômicos, instituída por particulares e com recursos particulares, ou seja, não é mantida pelo poder público.

A FAJ, em razão de ser fiel colaboradora na realização dos serviços e com o papel de entidade de auxilio, desenvolvimento e apoio, possibilita ao IDPC oferecer à população carente um serviço de saúde, com maior eficiência, melhor qualidade e menor custo de operação.

Tais serviços, renderam a esta Fundação o certificado de entidade de utilidade pública nas três esferas do governo: municipal, estadual e federal.

Em decorrência dessa sua conduta de entidade beneficente, também conquistou: o Certificado de Inscrição nº 326/2002 do Conselho Municipal de Assistência Social – COMAS/SP; o Certificado de Inscrição nº 0047/SP/99 do Conselho Estadual de Assistência Social – CONSEAS/SP e o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social – CEBAS, antigo Certificado de Filantropia.

É importante destacar que os instituidores da FAJ pertencem a um grupo de renomados profissionais brasileiros do campo de Medicina e muitos deles se ocupam em prestar serviços de suas especialidades, sob o patrocínio dessa Fundação à população carente, oferecendo a essa parcela da sociedade, gratuitamente, tratamento médico de alta qualidade.