MESTRADO PROFISSIONAL

Programa USP – IDPC de Mestrado Profissional Associado à Residência em Medicina Cardiovascular

Os programas de Mestrado Profissional propõem articular a pesquisa científica com a prática profissional, propiciando qualificar mais profundamente o indivíduo para o mercado de trabalho e ampliar a competitividade e a produtividade de empresas e organizações públicas e privadas.

Esses programas são reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), desde 1999, e se tornaram a modalidade de pós-graduação que mais cresceu desde então.

Na área médica eles são mais recentes e o Programa de Mestrado Profissional Associado à Residência em Medicina Cardiovascular do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia é o primeiro programa do gênero aprovado pela Universidade de São Paulo. Seu regulamento foi publicado no DOE em 18/1/2017 – Seção I – pág. 90.

A área de concentração do Programa USP-IDPC de Mestrado Profissional é Prevenção, Diagnóstico e Tratamento em Medicina Cardiovascular e se espera que, ao final do curso, o aluno desenvolva várias capacitações adicionais às conferidas pela Residência Médica, entre elas, ministrar aulas em Instituições de ensino superior, tal qual o mestrado acadêmico tradicional. Outras aptidões são: desenvolver pesquisa e outros trabalhos técnico-científicos no âmbito do saber cardiovascular, com apropriação do conhecimento embasado no rigor metodológico e nos fundamentos da ciência cardiovascular. Os conhecimentos adquiridos permitirão que sua atuação em atividades assistenciais e técnico-científicas seja inovadora, propiciando um resultado de alta eficiência e amplo impacto.

Os professores e orientadores do Programa USP-IDPC de Mestrado Profissional são Doutores Pesquisadores do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, Entidade Associada à Universidade de São Paulo, todos eles ligados ao programa de Residência em Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular da Instituição e somente a este Programa de Pós-Graduação.

O público-alvo é constituído de residentes de Cardiologia, Cardiologia Pediátrica e Cirurgia Cardiovascular e os candidatos são selecionados através de concurso específico.