QUEM SOMOS

Instituída em 2/07/1984 a Fundação Adib Jatene (FAJ), pessoa jurídica de direito privado de natureza cultural e técnico-científica sem fins lucrativos e filantrópicos tem como finalidade prestar apoio ao Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC), enquanto equipamento hospitalar de natureza jurídica pública, para fomentar suas atividades hospitalares, de ensino e de pesquisa.

A parceria entre a FAJ (entidade privada) e o Hospital (órgão pertencente à máquina estatal), em efetividade há mais de duas décadas, insere-se no contemporâneo modelo de relacionamento entre o público e o privado, no seio de uma moderna administração pública gerencial.

Dotada de autonomia administrativa, patrimonial e financeira e reger-se-á pelo Estatuto e pela legislação que lhe seja aplicável.

Com objetivo prioritário de colaborar com o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, a FAJ visa:

• Estimular e realizar pesquisas, prestar serviços na área de saúde, engenharia biomédica, biofísica, física médica e instrumentação;
  • Promover o desenvolvimento e disseminação de conhecimento científico e tecnológico inerentes à gestão de operações e atividades ligadas à área da saúde;
  • Desenvolver e executar projetos de ensino e pesquisa em matéria de interesse médico-hospitalar.

A melhoria na qualidade do Serviço Público de Saúde prestado no Estado de São Paulo é fruto de parcerias público-privadas entre hospitais estaduais e entidades sem fins lucrativos, é uma realidade atestada objetivamente por pesquisas de nível de satisfação de usuários.

E não é diferente o que ocorre entre a atividade de parceria firmada entre o Instituto Dante Pazzanese e a Fundação Adib Jatene.

No dia 27 de setembro de 2020 tomou posse Dr. Roberto Vieira Botelho como novo Diretor Presidente da Fundação Adib Jatene.