QUEM SOMOS

Instituída em 2/07/1984 a Fundação Adib Jatene (FAJ), pessoa jurídica de direito privado de natureza cultural e técnico-científica sem fins lucrativos e filantrópicos tem como finalidade prestar apoio ao Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC), enquanto equipamento hospitalar de natureza jurídica pública, para fomentar suas atividades hospitalares, de ensino e de pesquisa.

A parceria entre a FAJ (entidade privada) e o Hospital (órgão pertencente à máquina estatal), em efetividade há mais de duas décadas, insere-se no contemporâneo modelo de relacionamento entre o público e o privado, no seio de uma moderna administração pública gerencial.

Dotada de autonomia administrativa, patrimonial e financeira e reger-se-á pelo Estatuto e pela legislação que lhe seja aplicável.

Com objetivo prioritário de colaborar com o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, a FAJ visa:

• Estimular e realizar pesquisas, prestar serviços na área de saúde, engenharia biomédica, biofísica, física médica e instrumentação;
  • Promover o desenvolvimento e disseminação de conhecimento científico e tecnológico inerentes à gestão de operações e atividades ligadas à área da saúde;
  • Desenvolver e executar projetos de ensino e pesquisa em matéria de interesse médico-hospitalar.

A melhoria na qualidade do Serviço Público de Saúde prestado no Estado de São Paulo é fruto de parcerias público-privadas entre hospitais estaduais e entidades sem fins lucrativos, é uma realidade atestada objetivamente por pesquisas de nível de satisfação de usuários.

E não é diferente o que ocorre entre a atividade de parceria firmada entre o Instituto Dante Pazzanese e a Fundação Adib Jatene.

Em reunião do Conselho Curador no dia 27 de setembro de 2018 tomou posse Dr. José Roberto Mendonça de Barros como novo Diretor Presidente da Fundação Adib Jatene.