CEAP

Curso de Especialização:

• Alvo: profissionais da saúde que já concluíram o ensino Superior.
  • Data de início das atividades: fevereiro de cada ano
  • Duração: 1 ano
  • Critérios de seleção: definidos pelo curso, publicado no edital de convocação.
  • Documentos necessários: Diploma da graduação, currículo e 3 fotos 3×4.
  • Custos: anuidade estabelecida anualmente por cada departamento que oferece o curso, a ser paga para Fundação Adib Jatene.

Curso de Extensão Profissional:

• Alvo: Profissionais da saúde, graduados selecionados pelos critérios definidos pelo curso
  • Data de início das atividades: fevereiro de cada ano
  • Duração: 6 meses
  • Documentos necessários: Diploma da graduação, currículo e 3 fotos 3×4.
  • Custos:. anuidade estabelecida por cada departamento que oferece o curso, a ser paga para Fundação Adib Jatene

Aprimoramento:

• Alvo: profissionais formados em Fisioterapia, Enfermagem, Educação Física, Serviço Social, Odontologia, Psicologia e Biologia: Doença de Chagas
  • Duração: de 1 ano a 2 anos.

EXIGÊNCIAS

1- Os candidatos deverão preencher os seguintes requisitos:

2- Ser brasileiro nato ou naturalizado;

3- Quando do sexo masculino ter cumprido as obrigações com o Serviço Militar;

4- Ter votado na última eleição ou ter se justificado nos termos da lei;

5- Estar habilitado para o exercício profissional;

6- Ter concluído curso superior, sendo o curso e a Instituição de Ensino reconhecidos pelo MEC;

7- Possuir registro no respectivo Conselho Regional do Estado de São Paulo ou protocolo de inscrição ou equivalente;

8- Não receber remuneração laboral proveniente de relação empregatícia ou contratual com empresa pública ou privada vinculada ao SUS;

9- Na eventualidade de vínculo empregatício entre o futuro participante do Programa de Aprimoramento quer com instituição pública quer com instituição privada vinculada ao SUS, ele deverá apresentar atestado expedido pelo empregador de que não receberá salários ou outro rendimento de qualquer natureza enquanto participar do Programa de Aprimoramento Profissional.

1- As inscrições são iniciadas a partir de outubro do ano corrente;

2- Os candidatos deverão apresentar no ato da inscrição o original da cédula de identidade.

3- No caso de inscrição por procuração, deverá ser apresentado o instrumento de mandato, documento de identidade do procurador e cópia do documento de identidade do candidato.

4- Não serão aceitas inscrições via postal.

5- É vedada a inscrição para quem já frequentou ou concluiu o Programa de Aprimoramento Profissional – PAP em anos anteriores.

Atividade Complementar com parte da Residência Médica:

• Alvo: médicos residentes matriculados em residência de Clinica Médica ou Cardiologia em outra Instituição, que desejam passar um período opcional no IDPC.
  • Duração: mínima de 30 dias e máxima de 90 dias por ano (corridos ou intercalados), onde o aluno participa das atividades teórico- práticas, com supervisão de profissionais do IDPC.
  • Documentos necessários: Solicitação encaminhada pela COREME de origem ou preceptor, informando o período e a seção onde pretende realizar a atividade.

Estágios para Graduandos:

• Alvo: estudantes de Medicina, Nutrição, Serviço Social, Enfermagem, Psicologia, Biomedicina, Fisioterapia, vindos de Universidades Privadas ou Públicas, ou de Escolas de Educação Profissional de Ensino Médio que tenham Acordo de Cooperação Técnica com o IDPC, com interveniência da FAJ.
  • Formato do estágio: aulas teórico-práticas  ministradas pelos professores da Universidade de Origem.
  • Documentos necessários: Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Instituição e o IDPC, Termo de compromisso de estágio, seguro contra acidente pessoais.

Visitantes:

• Alvo: profissionais, que atuarão como observadores
  • Duração: máximo de permanência no IDPC de até 30 dias.
  • Documentos necessários: Solicitação encaminhada a CEAP, informando o período e a seção onde pretende realizar a atividade.

MEMBROS

Coordenadora: Dra. Auristela Isabel de Oliveira Ramos

Vice-Coordenadora: Dra. Nadja Maria Codá dos Santos

Membros Titulares:

Dra. Auristela Isabel de Oliveira Ramos

Dr. Abilio Augusto Fragata Filho

Dr. Carlos Gun

Dra. Célia Hiromi Shiotsur

Dra. Lenita Gonçalves de Borba

Dra. Nadja Maria Codá dos Santos

Dra. Valéria Cristina Leão de Souza

Membros Suplentes:

Dra.Rica Dodo Delmar Buchler

Dr. Ari Timerman

Dra. Ligia Akemmi Oki

Dra. Rika Miyahara Kobayashi

Dra. Cristinae Kovacs

Dra. Vera Lúcia Frazão de Sousa

Dra. Viviane Souza Vieira

Secretário: João Marcelo Pereira – Tel. (11) 5085-6099 ou 6234 – e-mail: ceap@dantepazzanese.org.br

PROGRAMA DE APRIMORAMENTO PROFISSIONAL (PAP)

O Programa de Aprimoramento Profissional (PAP) foi criado pelo decreto estadual nº 13919, de 11 de setembro de 1979, com o intuito de complementar a formação universitária em diversas áreas em um centro de referência como o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.
Os Programas de Aprimoramento nas áreas de Ciências Biológicas (Doença de Chagas), Educação Física, Enfermagem, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e o programa de especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia na Reabilitação Cardiovascular foram cuidadosamente elaborados de acordo com as necessidades do conhecimento de cada área, com intenso treinamento teórico-prático para que ao final do curso estejam aptos a assumirem suas funções com a chancela Dante Pazzanese.